sexta-feira, 20 de março de 2009

A Índia no caminho de São Paulo

Quando a ficção deixa de ser apenas uma coincidência.

André Paes













Indianos que vivem no Brasil há 31 anos acompanham a novela Caminho das Índias e reconhecem, através da trama, o resgate das suas tradições e de muitas coisas que ficaram no passado. Mas admitem que o choque entre tradição e modernidade, faz da Índia um lugar ainda mais encantador e cheio de contradições na vida real do que é mostrado na novela.
Lahki e Mansha Daswani vivem em São Paulo desde que se casaram, e explicam que a modernização afetou as tradições milenares do seu país, mas esse fator não foi determinante para modificar os costumes e a espiritualidade do seu povo.
Na Índia atual, particularmente nas grandes cidades, casamentos arranjados e a rigidez das castas não são mais regras impostas e sim verdadeiras exceções (desde 1967 a divisão em castas é considera crime).
Segundo os Daswani apesar destas mudanças culturais, o preconceito ainda é presente na Índia.
A história do casal poderia ser narrada na trama da autora Gloria Perez, por seguirem as tradições trazidas do seu país. Como Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi), Lahki e Mansha tiveram um casamento arranjado e pertencem à mesma casta de comerciantes.
Mesmo adaptados ao cotidiano e a cultura brasileira, o casal tem planos de casar suas filhas Karuna e Pooja com indianos. Uma tarefa nada tão fácil já que no Brasil residem cerca de 2 mil indianos.
A estréia da novela mudou a rotina dos Daswani. Karuna lembra que ao fazer encomenda pelo telefone, o atendente fez várias perguntas sobre a novela, ao descobrir a sua nacionalidade.
A família que possui um restaurante indiano na capital paulista, explica que o sucesso da novela aumentou em 40% o movimento do negócio. Sinais de que os brasileiros buscam através do sabor, a cultura vista na TV.

Conheça um pouco mais da cultura que está despertando a curiosidade dos brasileiros através do Conexão Índia.

Nenhum comentário: